Especialistas explicaram valores nutricionais de cada tipo de queijo.Provolone é o que tem mais cálcio e gorgonzola é o mais gorduroso.
Comer queijo é sempre uma delícia e existem diversas opções no mercado, com sabores e valores nutricionais diferentes. O queijo é um alimento que pode ser consumido em qualquer hora do dia, em qualquer prato.
Confira o ranking dos queijos e veja quais os benefícios para a saúde de cada um e as diferenças entre eles.
O provolone, por exemplo, é o queijo com maior quantidade de cálcio. Uma alimentação rica em cálcio é extremamente importante para fortalecer a estrutura óssea de corpo e evitar a osteoporose. Além da genética, o crescimento e manutenção dos ossos também são influenciados pela dieta e estilo de vida, que correspondem de 30% a 40% da densidade óssea do organismo.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde é ingerir, no mínimo, um litro de leite por dia, o que equivale a 1000 mg de cálcio. Para adquirir essa quantidade em queijo, a pessoa pode ingerir 100g de provolone, que têm até mais de 1000mg de cálcio – ou consumir 100g de queijo minas mais 40g de queijo prato.
Enquanto o leite é mais rico em cálcio do que o queijo, o queijo é muito mais rico em proteínas, principalmente o parmesão. Isso acontece porque, para cada quilo de queijo, são necessários muitos litros de leite – por exemplo, 1 kg de parmesão utiliza mais de 20 litros da bebida.
Fora isso, a proteína do queijo é mais fácil de ser digerida do que a proteína do leite porque uma etapa da digestão já é feita no processo de coagulação do alimento. Os especialistas explicaram que, quanto mais maturado o queijo, mais rico em proteína; porém, ele tem também alto teor de gordura, por isso precisa ser consumido com moderação.
Entre os queijos mais gordurosos, o campeão é a gorgonzola. Geralmente, a cor amarela significa maior quantidade de gordura, mas isso não é uma regra, como explicou o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues. Alguns tipos, como o prato e o cheddar, por exemplo, são feitos com corantes ricos em vitamina A.
Da mesma maneira que ocorre com a proteína, quando mais maturado o queijo, maior o teor de gordura, porém menor a quantidade de lactose. Entre os queijos mostrados no programa, o único com lactose é o queijo minas frescal, como mostra o infográfico acima.
A tradicional muçarela, mais usada pelas pessoas, é um queijo que cobre ou recheia os alimentos, basicamente. Porém, existem outros tipos que podem inovar nas refeições, como a gorgonzola e o parmesão, por exemplo, que podem ser adicionados como um tempero para o macarrão e também para a salada porque substituem o sal.
Por Dra. Danielle Z. da Rocha.
Nutricionista Adulto e Pediátrico -
Membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN).
Edif. Millenium Saúde Center - 5˚ Andar, 502 - (48) 3438-0674
Nenhum comentário:
Postar um comentário