22 de março de 2013

TPM, O QUE ISSO AFINAL?


Olá!!
    Hoje, como prometido, vamos conversar sobre um assunto que, ao mesmo tempo, é muito conhecido por todas nós, mas pouco compreendido em seu sentido mais profundo. A famosa TPM (Tensão Pré-menstrual). Sei que todas vocês vão se identificar com algumas informações deste post!!!!
   Bom, no post anterior aprendemos a nos conhecer e entender o porquê da menstruação para então, começarmos a conversar sobre a TPM. Ela está diretamente ligada ao nosso ciclo menstrual e, geralmente antecede a menstruação propriamente dita (por isso o nome dela é Tensão PRÉ-MENSTRUAL).
   “PRÉ-MENSTRUAL” é por que começamos a sentir os sinais e sintomas dela antes (PRÉ) de menstruarmos (MENSTRUAL). Como eu falei em cima, GERALMENTE, ela vem antes da menstruação, porém é bem comum que algumas mulheres sintam os sinais e sintomas antes e durante o período que está menstruando. ISSO É BEM COMUM, e varia de mulher para mulher.
   A causa exata da TPM não é conhecida, o que se sabe é que é uma síndrome com sintomas físicos e psicológicos. Muitos fatores podem contribuir para seu aparecimento e sua piora.
   Durante o nosso ciclo menstrual acontece alterações nos níveis hormonais e nos níveis de serotonina (que é uma substancia do nosso cérebro, responsável pelo humor). Isso nós sentimos na pele, que a TPM mexe com o nosso humor, né?! E não é conversinha de mulher, acontece realmente! Os níveis de serotonina se alteram, mudando o nosso humor de uma hora para outra! E, pode ser por isso, que durante a TPM sentimos MUITA (exageradamente até!) vontade de comer CHOCOLATE!

   “Gabi, tu está querendo dizer que a vontade que eu sinto de comer muito chocolate durante a TPM se explica cientificamente?” SIIIIIIIM :D (Ah paara!!!!). Quantidade insuficiente de serotonina pode contribuir para a redução do prazer e do bem-estar, sensação de cansaço, compulsão alimentar, sensações de irritabilidade, agressividade e depressão.
   O chocolate aumenta os nossos níveis de serotonina, fazendo que, depois de comer, nos sintamos melhor. E o nosso inteligentíssimo cérebro sabe disso, e pede (praticamente nos força :D) a comer um cheiroso e saboroso CHOCOLATE! E, como eu mencionei em cima, neste período, sentimos muita vontade de comer (não é nem fome, é vontade de comer sem parar), por isso um quadradinho da barra de chocolate é pouco, tem que ser INTEIRA!
   A dor de cabeça, o inchaço no corpo, a insônia ou sono o tempo todo, a constipação, a baixa auto-estima, choro, podem ser também percebidas durante a TPM. A mulher precisa se conhecer, e precisa reconhecer esses sinais e sintomas característicos. Seria interessante conversar também com as pessoas que convivemos, e avisá-las quando
estivermos na TPM (principalmente o namorado/marido... coitadinhos! Sofrem quando estamos na TPM = Tenha Pena do Marido).
   Achei essa tabelinha no Google que ficou muito boa de visualizar os sintomas (Datelhe, ela repetiu o inchaço dos pés e das mãos):



   Existe alguns fatores que fazem a bunita TPM piorar (E tem como?!). São eles: o fator genético (mulheres cujas mães sofriam de TPM), o sedentarismo, alguns fatores sócio-econômicos (como o desemprego, por exemplo), os problemas do dia-a-dia...
   Algumas coisitchas podem nos ajudar na TPM, como: comer mais verduras, frutas, alimentos rico em fibras, alimentos que façam o organismo eliminar mais água (para desinchar) como melancia, alcachofra, salsa, agrião.
   E evitar: comer muito açúcar (inclusive maneirar no chocolate, mas pode comer com cautela); gorduras e frituras; não tomar muito café e Coca-cola (a cafeína aumenta a tensão, e para aquelas que têm insônia pode piorar), e por último, não exagerar no sal (por que retém líquido, inclusive nos seios e no quadril, provocando inchaço e sensação de que engordou).
   Por fim, cada mulher é única e pode sentir sensações diferenciadas. Em alguns casos, a TPM é muito intensa e tem de ser acompanhada por um profissional da saúde. Se conheça!!!
   E é isso... Espero que tenha gostado e caso tenha ficado alguma dúvida, já sabe, me mande um email . Vou adorar responder!
   Ah, se quiserem sugerir temas, podem mandar por email também! :D
Beijinhos,
Gabi


ERRADA do post anterior: a camada do útero que aumenta e fica fofinha é o ENDOMÉTRIO, e não o MIOMÉTRIO.

Obs.: essas informações são para fins de informações de educação em saúde. Converse com seu enfermeiro e médico periodicamente. FONTE: Ministério da Saúde





Gabriela Martins Valerim
Enfermeira Especializanda em Dependência Química
Agente Redutora de Danos - Consultório na Rua / Prefeitura Municipal de Criciúma
Voluntária na Comunidade Terapêutica Omêga
E-mail: gabrielamartinsva@hotmail.com
Contato:(48) 8464-3008



Nenhum comentário:

Postar um comentário