12 de abril de 2013

BANHO DE OFURÔ PARA OS PEQUENOS


Oii amadas!
  

    Hoje vim falar sobre um assunto que anda rolando por ai e que interessa mais àquelas que têm bebê em casa: o famoso BANHO DE OFURÔ, mais conhecido como BANHO DE BALDE.

   Que é fofo demais ver uma coisinha tão pequetitinha espremida dentro um baldinho todo mundo sabe! Mas o que nem todo mundo sabe é os benefícios que essa prática trás para o bebê.



    Li esta reportagem e achei ótima para compartilhar com vocês. Vamos aprender um pouco mais sobre essa prática????

   Vamos lá... Eis a reportagem:


    “O nascimento e a chegada repentina a um mundo completamente diferente pode não ser tão agradável para todos os bebês. Então, nada melhor do que um banho quentinho que lembre a barriga da mamãe. É isso o que propõe o ofurô para bebês: um banho dado dentro de um balde, com o bebê imerso e na posição vertical.

    ‘No útero da mãe o bebê estava na água, encolhido e acolhido, com o calor da mãe, e a banheira tradicional deixa esse bebê com a barriga para cima, que é a posição mais desagradável. A proposta do ofurô é fazer com que ele resgate um pouco o que sentia na barriga da mãe e se acalme’, diz Ana Cristina Duarte, coordenadora do Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (Gama).
    Segundo o pediatra e neonatologista Carlos Eduardo Correa, o banho de ofurô não tem contraindicação e pode ser dado em bebês de qualquer idade, desde o seu nascimento. ‘O banho só traz benefícios para a criança e é um grande estímulo pela relação que o bebê tem com a água’, diz Correa.

    A fisioterapeuta Regiane Albertini de Carvalho, mãe de Rafael, de 4 meses, recorre ao banho desde que seu filho tinha apenas 1 mês. ‘O Rafael já é uma criança calma, mas ele gosta muito do banho. Costumo dar o banho convencional e à noite, antes de dormir, o banho no balde para que ele se acalme e brinque um pouco’, diz ao G1.

Regiane conheceu o banho por meio da indicação de uma amiga e hoje recomenda. ‘Utilizo um balde especial, que é feito com um plástico mais resistente’, afirma.

    Como deve ser o ofurô?

    Os pais devem aquecer a água entre 37 e 38 graus, na quantidade suficiente para cobrir o corpo do bebê deixando só a cabeça para fora da água. Corrêa recomenda que o bebê esteja enrolado em um tecido limpo para reproduzir a posição em que a criança ficava no útero. Outra dica do especialista é que o banho seja realizado, se possível, no escuro e em silêncio. ‘Esse é um banho em que os pais devem estar atentos o tempo todo e o bebê pode ficar no balde até que a água comece a esfriar. É importante que a mãe apoie a cabeça do bebê durante o banho’, diz Ana Cristina. Segundo ela, por estar sempre assistido pela mão, o bebê pode inclusive dormir durante o banho.[...]”



    Bom meninas, a técnica comprovadamente relaxa o bebê, por isso é sempre bom fazer a noite antes de preparar ele para dormir. Encha o balde de acordo com o tamanho do bebê, de modo que quando seu bumbum encostar no fundo do balde o pescoço e a cabeça esteja para fora da água.


    É IMPORTANTISSIMO: ter a maior atenção com seu bebê enquanto ele estiver no balde. SEMPRE fique com uma mão para apoiar seu corpitcho. Os mais velhinhos podem ser segurados levemente (só apoiados) e os bem novinhos, pelo pescoço (mas bem de levinho). Dá uma olhada nas fotos abaixo para entender melhor.



    É legal também dar o banho com meia luz e uma musiquinha bem relax, depois, quando for secar o bebê, fazer uma massagem relaxante, vestir e dar de mama. As mamães me relatam que realmente funciona. Os bebês mais velhinhos, já com seus 6 meses, podem achar meio esquisito de inicio e até chorar. Mas é só ter paciência e insistir uns dias até se acostumar!    Aposto que vai adorar!

    Os baldes especiais para este banho são super fáceis de achar, nos supermercados o preço varia de 15,00 até uns 25,00 reais.

    Espero que tenham gostado da dica! E para inspirar as mamães (e nós... titias, madrinhas, amigas, e aspirantes às mamães) deixo um video de um banho pra lá de relaxante! (quase dormi assistindo, de tão totoso que é!!!!)



    Espero que tenham gostado! Estou à disposição para dúvidas ou mais esclarecimentos.    Até a próxima!

Beijão, amadas!!!

Gabi.


Obs.: essas informações são para fins de informações de educação em saúde. Converse com seu enfermeiro e médico periodicamente. FONTE: g1.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário