23 de abril de 2013

Casa ou apartamento fresco no verão e quente no inverno‏


Dicas...

    Se você está construindo ou escolhendo uma casa ou apartamento para comprar ou alugar, se prestar atenção em algumas coisas pode ter um lar assim para chamar de seu….Vamos lá ver como é isso:

    O que influência a condição térmica  de uma casa/apartamento? 
Um monte de coisas: Os materiais e características das suas paredes (principalmente as externas) e telhados,  como é posicionada a casa/apto em relação ao Sol, o posicionamento, formato e material das janelas e aberturas com vedação - vidros por exemplo – ou não, a altura da casa ou andar do prédio, o que tem em volta dela/dele, a direção normal dos ventos, até a cor das paredes externas e teto tem influência! 

- Para o Brasil, a melhor posição da casa em relação ao sol é a chamada “Face Norte”. E o que é isso? É projetar a casa de forma que os cômodos principais sejam voltados para o Norte. E porque ? Veja abaixo:



     No Inverno, aqui no Brasil, o sol mesmo ao meio-dia, é um pouco inclinado para o Norte. No verão passa mais alto no céu (sempre de Leste para Oeste, claro!). Por isso, com os ambientes principais voltados para o Norte, no inverno a luz do Sol “entra” mais na casa (pelas aberturas) ou “bate” mais nas paredes deste lado, aquecendo a casa. Isso também acontece com a casa voltada para o Leste ou para o Nordeste, mas um pouco menos.  As piores posições são face oeste (recebe o sol depois de meio-dia, terrível no verão) e a sul (recebe pouco sol no inverno principalmente).

    É claro que, se em volta da casa ou apartamento, há prédios altos ou qualquer coisa que não permita a luz do sol chegar às paredes, a posição não vai adiantar.

- Materiais atérmicos ou isolantes térmicos nas paredes e tetos, assim como em cores claras ou teto verde (com plantas) e vidros com proteção solar nas janelas também diminuem a temperatura dentro de casa.

- As aberturas (janelas) devem ser posicionadas de forma a facilitar a entrada do vento e para isso você precisa saber  qual a direção usual dos ventos no local onde vai construir sua casa. 




    Os desenhos acima mostram exemplos de ventilação cruzada horizontal e vertical. Saber de onde vem normalmente o vento é fundamental para posicionar as janelas e portas. E se dentro não houver “caminho” para o vento entrar por um lado e sair pelo outro, ele não vai entrar. Vento ocupa espaço,  para entrar, algum tem que sair! E o vento quente sobe, o vento frio desce. Por isso, aberturas superiores são interessantes.

    Outra coisa é o formato da janela: As do tipo Max Air e as pivotantes são ótimas pq o vento quente pode sair por cima enquanto o frio entra por baixo. E as de correr  diminuem o espaço realmente aberto para ventilação.

    Bem, esperamos que tenham gostados dessa dica e fiquem atentos. :)
Bjinhos e até a próxima.






Danielle Rabello
Técnica em Design
Proprietária da Dk3 Studio  
48 96503350

Nenhum comentário:

Postar um comentário