19 de abril de 2013

DIABETES: O QUE É?



    Oii amadas!!!!
  Você já ouviu falar em DIABETES? Aposto que, não só ouviu como também conhece alguém que tem!!! Mas sabe o que é? Sabe como ela funciona e como ela se desenvolve? Sabe como trata e se tem como prevenir? Vamos aprender um pouco sobre ela agora!

O que é?

    Atinge cerca de 5,6% da população adulta brasileira. O que é muita gente!!!!
DIABETES é o aumento dos níveis de glicose no sangue. A glicose nada mais é do que um tipo de açúcar presente nos alimentos e é usada pelas células do nosso corpo como principal fonte de energia. A utilização dela pelas células depende da presença de insulina (hormônio produzido pelo nosso pâncreas que ajuda a glicose entrar nas células).


Como acontece?

    Bom... Sabemos que ela é o aumento dos níveis de glicose no sangue. Mas, se esse é o problema, onde a bendita glicose tem de estar?!

    De nada adianta a glicose perambular dentro dos nossos vasos sanguíneos. É preciso que ela entre em nossas células para fazer o serviço dela: dar energia. E para entender isso vai contar uma historinha: pense em uma avenida cheia de carros, pensou? Agora pense que você precisa de uma carona. Maaas... para conseguir uma carona você tem que, depois de pedir carona claro, entrar dentro do carro para ir ao lugar onde você quer chegar! Entããão, de nada adiantaria você ficar andando pela avenida a pé sem pedir carona e sem entrar no carro. Igual a glicose!!! (Como Gabi?! O que tem entre a historinha da avenida e a glicose?)

    É o seguinte, a glicose fica circulando pelos nossos vasos sanguíneos (avenida) e precisa entrar na célula (carro), e para isso ela precisa da insulina (pedir carona).

Quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando a insulina produzida pelo pâncreas não age adequadamente, aumentam os níveis de glicose no sangue, e é aí que mora o perigo!!! Pois esse aumento do nível de glicose circulando livremente pela nossa corrente sanguínea faz com que a diabetes apareça!



Sinais e sintomas?

1. Urinar excessivamente (é comum acordar à noite várias vezes para urinar);
2. Aumento da sede;
3. Aumento do apetite;
4. Perda de peso;
5. Visão embaçada ou turva;
6. Infecções freqüentes, principalmente na pele.



Como se trata?

    O tratamento depende do nível de glicose livre pelo sangue. Se estiver no limite ou um pouco acima do normal, geralmente, o tratamento é com uma DIETA ADEQUADA E EXERCÍCIOS FÍSICOS. Mas se estiver muito acima do normal, o tratamento passa a ser DIETA E EXERCÍCIOS FÍSICOS + MEDICAMENTO, e, em alguns casos, com a INSULINA injetável.
    Existem medicamentos para este tratamento que são distribuídas através do SUS. Elas estão listadas na Relação Nacional de Medicamentos, nessa lista, são incluídos os medicamentos de acordo com as evidências científicas comprovadas até o momento.
    Para usuários com DIABETES e que fazem uso de insulina, o Ministério da Saúde financia as insulinas dos tipos NHP e Regular. Os Municípios e os Estados são responsáveis pela compra e fornecimento dos insumos necessários à monitorização da glicemia e aplicação da insulina, como lancetas, fitas e seringas acopladas com agulha.
    Se você precisar pegar esses medicamentos, informe-se sobre quais medicações constam na lista do seu município e fique atento quanto aos nomes comerciais e genéricos.
   Outro ponto importante para quem já tem a doença é FICAR DE OLHO NOS PÉS! Pois, como a DIABETES dificulta a cicatrização da pele, de uma humilde topada no dedinho do pé, se não for bem cuidada, pode chegar a uma amputação de membro inferior! E isso não é conversinha, É VERDADE!!!

Como prevenir?

    É bom saber que esta é uma doença que podemos evitar! Alimentando-nos bem, com baixo consumo de doces, frituras, massas, e comendo frutas e legumes. O exercício físico também é um ótimo aliado contra o desenvolvimento da DIABETES.


   E é isso meninas! Espero que tenham gostado (e entendido a historinha da avenida hehehe)! Para maiores informações sobre o assunto entre no site do ministério da saúde http://autocuidado.saude.gov.br/ . Lá tem mitos e verdades, lista de
medicamentos distribuídos pelo SUS e outras informações muito importantes e fáceis de entender.

Beijão, até mais!!!
Gabi.

Obs.: essas informações são para fins de informações de educação em saúde. Converse com seu enfermeiro e médico periodicamente. FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE






Gabriela Martins Valerim
Enfermeira Especializanda em Dependência Química
Agente Redutora de Danos - Consultório na Rua / Prefeitura Municipal de Criciúma
Voluntária na Comunidade Terapêutica Omêga
E-mail: gabrielamartinsva@hotmail.com
Contato:(48) 8464-3008




Nenhum comentário:

Postar um comentário