10 de abril de 2013

É pura arte! Só que nas unhas.


    Hoje trago a vocês um pedacinho de arte, a arte moderna de Piet Mondrian. A tendência que imita arte inspira-se nas formas geométricas, nas retas, retângulos e quadrados.
Para quem não conhece Mondrian, vale a pena saber um pouco de quem foi esse grande artista.


 Quem foi

    Pieter Cornelis Mondriaan foi um importante pintor modernista holandês. Nasceu na cidade holandesa de Amersfoort em 7 de março de 1872 e faleceu em Nova Iorque, no dia 1 de fevereiro de 1944. Mondrian é o fundador da corrente artística conhecida como neoplasticismo. Biografia (principais momentos da vida do artista): - Desde jovem interessou-se por pintura, porém enfrentou a rejeição da família que era muito religiosa e encarava a arte como uma atividade pecaminosa.

- Lecionou arte por um período, porém insatisfeito com a profissão, resolveu dedicar-se à pintura.
- Entrou em contato, ainda jovem ( a partir de 1908), com a Teosofia que influenciou muito sua visão de mundo e formação pessoal e artística.
- No início de sua carreira foi muito influenciado pelo impressionismo e naturalismo. Nesta fase, destacam-se as pinturas Árvores ao andar e O Moinho Vermelho.
- Em 1913, foi conhecer a exposição de arte cubista na cidade de Amsterdã. Esta visita impressionou muito Mondrian e teve grande influência na formação de seu estilo artístico.
- Em 1917, junto com outros artistas, fundou a revista De Stijl.
- Em 1930, entrou para o grupo "Cercle et carré" e no ano seguinte para o grupo "Abstração-Criação".
- Em 1938, esteve em Londres e, em 1940, foi para Nova Iorque, cidade em que ficou muito impressionado com o Jazz.
Principais características do estilo artístico de Mondrian:
- Sua obra foi influenciada pelo pensamento teosófico.
- Foi influenciado também pelo naturalismo e impressionismo.
- Destacou-se com obras abstratas geométricas, principalmente trabalhando com formatos retangulares.
- Utilizou, em suas obras, principalmente cores primárias (vermelho, azul, branco, preto, amarelo). Mondrian considerava estas como as cores elementares do Universo


     Composição com vermelho, amarelo e azul, ano de 1921, óleo sobre tela, coleção Haags Gemeentemuseum, Haia. © DACS, 1993. Fonte: 
http://www.suapesquisa.com/biografias/piet_mondrian.htm


    São poucas as pessoas que podem ter um Mondrian nas paredes de suas salas. Com um pouco de criatividade, as telas do pintor podem servir de inspiração para decorar nossas unhas, explorando as formas geométricas, tal como retângulos, quadrados, retas e linhas que variam muito nas cores.
    Para fazer essa decoração você precisara de esmaltes coloridos, fita adesiva, alicate ou tesoura, extra brilho e o principal, muita paciência.

    Acompanhe o passo a passo.






Fonte: http://ego.globo.com/beleza/fotos/2013/04/aprenda-fazer-unhas-geometricas-nova-tendencia-entre-tecnicas-de-nail-art.html#F141838


    E ai meninas o que acharam? Fariam essa decoração em nome da arte... Beijos e até a próxima.








 



Carini Piazza é proprietária do Salão de beleza Requinte em Criciúma, 
Bacharel em Artes Visuais
Rua Dolario dos Santos (em frente ao corpo de bombeiros) 
(48) 9619-0920

Nenhum comentário:

Postar um comentário