4 de abril de 2013

INFECÇÃO URINÁRIA: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

    Olá!!!
    Vamos conversar hoje sobre um assunto muito conhecido por algumas mulheres que de vez em quando sofrem com este maldito problema!!! Vamos falar sobre a INFECÇÃO URINÁRIA.

O que é?


    A infecção urinária (também chamado no meio da saúde como Infecção do Trato Urinário) é uma infecção que acomete qualquer parte do sistema urinário, desde os rins, a bexiga, até a uretra (canalzinho por onde sai o xixi). É definida como a presença de MICROORGANISMOS em alguma parte desse sistema. Quando acomete os rins, chamamos de pielonefrite; quando é a bexiga, chamamos de cistite; na uretra é a uretrite.

   
    Como acontece?
    Ela pode acometer indivíduos de qualquer idade e sexo, porém é mais comum entre as mulheres (uixii :/). Estima-se que 25 a 30 % das mulheres adultas terão pelo menos um episódio de infecção urinária durante a sua vida.
“Mas por que é mais freqüente em mulheres, Gabi?”
  Então, isso se deve, provavelmente, a fatores anatômicos (como os órgãos estão localizados na mulher e no homem). Na mulher, a saída da uretra é bem próxima à entrada da vagina (veja na foto). E isso contribui para que os microorganismos que compõem a flora vaginal ficarem pertinho da entrada da uretra. Além disso, os hábitos de higiene após ir ao banheiro, como a passagem do papel higiênico em direção ânus-vagina (de trás para frente... você faz assim?!), favorece o transporte de microorganismos intestinais até a entradinha da uretra, de novo. Outro fator importante é que a uretra feminina é bem menor que a masculina, o que favorece o caminho das bactérias desde a entrada da uretra até a bexiga.
   Resumindo, os microorganismos da vagina, intestino, e outras, que podem estar na calcinha, por exemplo, entram pela uretra e se desenvolvem ali. 


    Sinais e sintomas?

   Quando não estamos com INFECÇÃO URINÁRIA, o ato de urinar é voluntário e não se acompanha de dor. A presença de alguns sintomas associados ao ato de urinar pode estar associada à INFECÇÃO URINÁRIA.  São eles:
•  Dor ao urinar;
•  Ardência na uretra durante o xixi;
•  Dificuldade para começar a sair a urina;
•  Urgência miccional: quando a pessoa sente uma vontade súbita de urinar;
•  Ato de urinar várias vezes ao dia e em pequenas quantidades;
•  Urina com mau cheiro, de coloração alterada;
•  Pode haver eliminação de sangue na urina, que fica avermelhada, acastanhada;

 Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
   A pessoa também pode sentir dor na parte baixa do abdome, associada ou não ao ato      de urinar. Quando a infecção acomete o rim, o quadro é bem mais grave e pode aparecer febre, calafrios, dor lombar (dor nas costas), náuseas, vômitos.
    Como se trata?
  O tratamento medicamentoso elimina rapidamente microorganismo causador e os sintomas.   O uso da medicação geralmente é eficaz.
TOMAR BASTANTE ÁGUA!!! Também é importantíssimo!
  Ah... Uma dica que minha mãe sempre fala (e alivia muito a dor): bolsa de água morna na parte baixa da barriga (na parte em baixo do umbigo). Se não tiver bolsa de água, pode esquenta com um ferro de passar roupa uma toalha fofinha e encosta ali...

   Como prevenir?
• Ingerir bastante líquido (média de 2 litros por dia);
• Evitar reter a urina, urinando sempre que a vontade surgir;
• Prática de relação sexual protegida;
• Urinar após relações sexuais;
• Evitar o uso indiscriminado de antibióticos, sem indicação médica.

   Para as mulheres:

•  Limpar-se sempre da frente para trás, após usar o banheiro;
• Lavar a região perianal (região da vagina e ânus) após as evacuações, sempre que  possível;
   Evitar a realização de “duchas”, “chuveirinhos” (aqueles que lavam por dentro da vagina, isso não são saudável. Às vezes se pensa que limpa mais, porém tira toda a proteção natural da vagina);
• Evitar o uso constante de roupas íntimas de tecido sintético, preferir as de algodão;
• Usar roupas mais leves para evitar transpiração excessiva na região genital.

    E uma outra dica que eu dou para aquelas que tem essa infecção periodicamente: lavar a calcinha separadamente (de preferência com sabão neutro) e passar com ferro BEM QUENTE antes de usá-la.


    É isso meninas! Fiquem de olho nos sintomas e não esqueçam: TOMAR MUITA ÁGUA!!!
    Espero que tenham gostado! Estou à disposição para dúvidas ou mais esclarecimentos.
Beijão, amadas!!!

Gabi.

Obs.: essas informações são para fins de informações de educação em saúde. Converse com seu enfermeiro e médico periodicamente. FONTE: abcdasaude.com.br






Gabriela Martins Valerim
Enfermeira Especializanda em Dependência Química
Agente Redutora de Danos - Consultório na Rua / Prefeitura Municipal de Criciúma
Voluntária na Comunidade Terapêutica Omêga
E-mail: gabrielamartinsva@hotmail.com
Contato:(48) 8464-3008

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário