17 de abril de 2013

O esmalte venceu? E agora?

    Ola meninas. Hoje o tema que resolvi abordar no blog foi sobre a validade dos esmaltes. Esse assunto surgiu com uma cliente que trouxe de casa seu esmalte, porem ela percebeu que a data de validade já tinha expirado e me questionou se fazia mal usar, o que aconteceria?


    Pois bem, fiquei intrigada com isso, e corri procurar na internet algo que explicasse sobre o tema, não achei nada comprovado cientificamente e tal, mas encontrei em alguns outros blogs, meninas que estão na área e souberam explicar como o esmalte funciona em sua composição e suas reações químicas.
    Achei interessante compartilhar alguns trechos com vocês do que a leitora do ”Loucas por esmalte” explicou sobre isso. Vocês podem conferir na integra aqui.

    “A Anvisa não tem muito conhecimento sobre cosméticos, e por isso acaba sendo tão exigente com eles quanto é com medicamentos. Nesse ponto as agências reguladoras lá de fora são bem mais atualizadas. Na empresa que trabalho temos diversos produtos que aqui no Brasil têm validade de 3 anos (período máximo aceitado pela Anvisa) mas que lá fora tem um PAO gigaaaante! O MESMO PRODUTO!”
    Outro ponto é o crescimento de microganismos. O esmalte é um produto com quase 0% de água em sua composição e isso faz com que os microrganismos não cresçam nesse ambiente. Portanto, no quesito contaminação microbiana, os esmaltes estão livres.
   Agora, porque o esmalte decanta? Ele decanta porque as ligações químicas entre os solventes que o compõe se desfizeram. Seja pelo calor, seja pela incidência de luz, ou seja pelo tempo! Os solventes não são totalmente solúveis um no outro e isso faz com que eles se separem. A questão da mudança de cor, é mais ou menos a mesma coisa. Naquelas condições, de temperatura, luminosidade, ou a fórmula do produto o esmalte mudou de cor… Por quê? Bom, porque ele não é estável ali.
    Agora o problema principal… Pode usar esmalte vencido? PODE! Desde que ele tenha mantido as condições normais dele (cor, odor, viscosidade…). Um acetato/óleo de banana, pode colocar sim se ele tiver engrossado, porque essa é a primeira coisa que evapora num esmalte e nós só estamos repondo algo que já existia. Mas se a cor mudou, ou tá uma meleca transparente colorida (que não se desfaz) não é muito bom usar porque aconteceram alterações químicas ali que nunca foram estudadas em contato com a pele humana. (…)    Sobre onde jogar esmalte fora, nunca joguem em água corrente. Ali tem muitos corantes e solventes orgânicos que podem contaminar a água. O ideal seria jogar num papel, esperar secar e enviar para incineração em um lugar adequado. Mas como isso é impossível para nós mortais, a solução é jogar num papel, esperar secar e jogar no lixo RECICLADO. Nas cooperativas de reciclagem eles têm como incinerar isso de maneira correta. E a acetona que foi usada para limpar o vidrinho? Deixa evaporar! Eu jogo num papel absorvente (higiênico, guardanapo… algo assim) e deixo evaporar, depois jogo o papel fora. Isso serve também para os algodões que usamos para tirar o esmalte. Não os joguem ainda molhados no vaso sanitário!!
    Não custa nada parar e ler, ate porque você estará ganhando mais conhecimento sobre o assunto. Na minha opinião, se você conserva o esmalte em um lugar adequado, não vejo problemas em não poder usá-los, porem se você notar que a coloração mudou, a textura, o cheiro dele mudou, descarte.

    Espero que tenha ajudado a esclarecer alguma duvida. E vocês o que vão fazer, vão usar ou jogar fora?









 



Carini Piazza é proprietária do Salão de beleza Requinte em Criciúma, 
Bacharel em Artes Visuais
Rua Dolario dos Santos (em frente ao corpo de bombeiros) 
(48) 9619-0920

Nenhum comentário:

Postar um comentário